quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Lançada campanha pela objetividade nas petições e decisões

Nesta tarde (24/11), ocorreu o lançamento do Petição 10 Sentença 10, projeto que incentiva a concisão de petições e decisões como forma de contribuir com a celeridade processual e com a preservação ambiental. A solenidade contou a presenças do Presidente do TJRS, Desembargador Leo Lima, e de apoiadores da iniciativa pioneira.

O Juiz Carlos Eduardo Richinitti, um dos idealizadores, destacou que diante da grande demanda de ações da Justiça brasileira e, em especial, do Judiciário gaúcho, é necessária a adoção de ações que facilitem a jurisdição. Salientou que não se pretende inibir a capacidade jurídica e a inovação inerentes dos operadores de Direito, apenas resgatar o valor da concisão, racionalidade e objetividade.

O Diretor da Escola Superior da Magistratura, Juiz Ricardo Pippi Schmidt, afirmou que esse é o início de uma revolução a ser feita a partir da conscientização. Observou que não se quer simplificar o que é complexo, mas não complicar o que pode ser exposto em poucas páginas.

A seguir, a Secretária Executiva do Plano Pela Qualidade do Judiciário, Juíza-Corregedora Eliane Garcia Nogueira, apresentou o hotsite do projeto, que pode ser acessado por meio da página do TJRS. A magistrada ressaltou que o fato de a Justiça gaúcha ser uma das que recebe o maior número de processos, faz com que se busque constantemente a inovação a fim de se manter entre as que mais julgam no país.

Também integrou a elaboração da iniciativa a Juíza de Direito Vera Lúcia Feijó, coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental do Judiciário e integrante do ECOJUS.


Adesão

Entusiasta do projeto, o Desembargador Ney Wiedemann Neto, da 6ª Câmara Cível, afirmou que a partir de hoje passará a utilizar o modelo disponível no hotsite do projeto: com o respectivo selo, medidas, espaçamentos e a ecofont, tipo de letra sugerida por possibilitar uma redução de 20% no consumo de tinta.

A proposta foi idealizada pelo Programa de Educação e Proteção Ambiental e Responsabilidade Social do TJRS (ECOJUS) e pelo Núcleo de Inovação Judiciária da Escola Superior da Magistratura, com aprovação do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça.

Para acessar o site e obter mais informações, acesse: Petição 10, Sentença 10.
________________

Fonte: http://www.tjrs.jus.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário